sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Guerra dos Emboabas

A Guerra dos Emboabas foi um conflito armado ocorrido na região das Minas Gerais entre os anos de 1707 e 1709.
Paulistas e bandeirantes X Emboabas (forasteiros) 
Com a descoberta do ouro em Minas Gerais surgi uma grande disputa por conta do enorme interesse que havia pelas minas. Os paulistas queriam exclusividade na exploração da região, pois afirmavam que tinham descoberto as minas.  Em contrapartida, a Coroa Portuguesa enxergava o feito como mais uma excelente oportunidade de negócio capaz de resolver a vida do Estado Lusitano. Dessa forma, a região de Minas Gerais, entre 1708 e 1709, acabou se transformando em palco de um conflito que ficou conhecido como a Guerra dos Emboabas. 
Emboaba em tupi: ave com pena nas pernas. - Os Paulistas chamavam assim os forasteiros que usavam botas. 
•  Os emboabas eram liderados pelo português Manuel Nunes Viana.
• Os paulistas eram comandados pelo bandeirante Borba Gato.
O conflito mais importante e sangrento ocorreu em novembro de 1708 no distrito de Ouro Preto. Os embaobas dominaram a região das minas e os paulistas se refugiaram na área do Rio das Mortes.
Como conseqüência dessa guerra os paulistas foram derrotados e a Coroa Portuguesa criou a Capitania de São Paulo e Minas de Ouro. A cobrança do quinto foi regulamentada. A Coroa Portuguesa, após acabar com o conflito e pacificar a região, assumiu a exploração de ouro na região das Minas Gerais. Os bandeirantes paulistas, expulsos da região das Minas Gerais, foram procurar em busca de ouro nas regiões de Goiás e Mato Grosso. Encontraram nestas áreas novas minas para explorar.





3 comentários:

  1. adorei seu blog *-* muito bom, me ajudou bastante nos temas hahahah

    ResponderExcluir