sexta-feira, 20 de julho de 2012

Renascimento Cultural

O Renascimento Cultural marcou a transição da cultura medieval para a cultura moderna, inserindo-se no contexto das mudanças sociais, políticas e econômicas.
A Itália foi o berço do Renascimento por ter sido herdeira direta do Império Romano, além disso teve um forte desenvolvimento econômico das cidades italianas que possibilitou os comerciantes financiarem os artistas.

Características do Renascimento:
-Antropocentrismo;
-Individualismo;
-Humanismo;
-Hedonismo;
-Racionalismo;
-Naturalismo;
-Experimentalismo;
-Valorização das obras clássicas;
-Repúdio aos ideais medievais;
-Espírito Crítico.



O Renascimento retomava a cultura greco-romana, os renascentistas acreditavam que gregos e romanos tinha um conhecimento muito vasto.O Humanismo e o Antropocentrismo, o homem passou a ser o centro de tudo.
O Hedonismo e o Individualismo, preocupação com o prazer e liberdade.
Uma das características mais fortes do Renascimento é a valorização da razão. Com o desenvolvimento das ciências, o homem pôde dominar técnicas de construção de barcos e de navegação que permitiram o descobrimento de territórios além da Europa.

Podemos lembrar também de alguns elementos integrantes deste período como: ascensão da burguesia, renascimento comercial e urbano; centralização política que levou à formação do Estado Moderno; declínio do poder da Igreja; surgimento das universidades.
Renascimento e Reforma Protestante ocorreram paralelamente e fizeram parte do mesmo contexto de valorização do homem como medida das coisas, além do desenvolvimento do capitalismo.
Os renascentistas recebiam apoio financeiro de banqueiros, comerciantes e papas. Estes protetores dos artistas ficaram conhecidos como mecenas. Lourenço de Médici foi considerado o maior mecenas da Itália.

Teste seus conhecimentos com esse simulado:
http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/simulados/renascimento-688310.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário