A Itália foi o berço do Renascimento por ter sido herdeira direta do Império Romano, além disso teve um forte desenvolvimento econômico das cidades italianas que possibilitou os comerciantes financiarem os artistas.

-Antropocentrismo;
-Individualismo;
-Humanismo;
-Hedonismo;
-Racionalismo;
-Naturalismo;
-Experimentalismo;
-Valorização das obras clássicas;
-Repúdio aos ideais medievais;
-Espírito Crítico.
O Hedonismo e o Individualismo, preocupação com o prazer e liberdade.
Uma das características mais fortes do Renascimento é a valorização da razão. Com o desenvolvimento das ciências, o homem pôde dominar técnicas de construção de barcos e de navegação que permitiram o descobrimento de territórios além da Europa.
Podemos lembrar também de alguns elementos integrantes deste período como: ascensão da burguesia, renascimento comercial e urbano; centralização política que levou à formação do Estado Moderno; declínio do poder da Igreja; surgimento das universidades.
Renascimento e Reforma Protestante ocorreram paralelamente e fizeram parte do mesmo contexto de valorização do homem como medida das coisas, além do desenvolvimento do capitalismo.
Os renascentistas recebiam apoio financeiro de banqueiros, comerciantes e papas. Estes protetores dos artistas ficaram conhecidos como mecenas. Lourenço de Médici foi considerado o maior mecenas da Itália.
Teste seus conhecimentos com esse simulado:
http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/simulados/renascimento-688310.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário